top of page

O que a Barbie pode nos ensinar sobre Marketing e Estratégia?


O que a Barbie pode nos ensinar no Marketing e Estratégia?

Tudo! O que eu sempre gostei da idéia da boneca era de que ela poderia ser qualquer coisa: modelo, dançarina, médica, aventureira, professora, estudante, entre outras mil versões, com várias roupas e acessórios. Além de ter a casa própria, o carro, bicicleta, trailer, avião e mais um monte de invenções. Na inocência da brincadeira, ela acabava estimulando o que nós queríamos na vida adulta, e que mesmo depois da nossa época da infâncias, iriamos na vida continuar consumindo os produtos da Mattel.

Eu sempre fui fã da marca, tive bonecas, roupas, fitas de video, depois dvd, comprei a coleção de dvds pra minha sobrinha, e já presentei muitas crianças com roupas da Barbie por ter uma qualidade boa, e assisti quase todos os filmes da Barbie no cinema. (Fã de carterinha da marca e toda estrutura que eles proporcionam). Qualidade, inovação e tecnologia são itens principais da marca.


Ano passado a Riachuelo se juntou com a À La Garçonne e a Barbie, e lançaram uma coleção inclusiva de roupas. Já a Centauro lançou roupas fitness; a Foroni, os cadernos. Tudo isso em comemoração dos 60 anos. Barbie é mais do que uma boneca, ela é um ícone da estratégia e a cada ano ela prova que sua influência continua a ser atemporal, seguindo tendências, liderando e reinventando a categoria de bonecas da moda”, disse Richard Dickson, presidente e COO da Mattel.


O que podemos aprender? A Barbie está sempre se renovando e escutando o seu público, mesmo com a internet tão à frente das crianças, não há quem não resista a qualquer coleção, não é à toa que é um produto com 60 anos de existência e que tem muito a nos surpreender e ensinar sobre estratégias de marketing!


Uma de suas marcas registradas é o cabelo loiro com vestimentas em rosa. A verdadeira história da Barbie é que seu nome verdadeiro não é Barbie e sim Barbara Millicent Roberts. O nome foi dado em homenagem a filha da criadora da boneca (Ruth Handler) chamada Barbara Handler.


O que a Barbie nos ensina?

A sua marca cor-de-rosa ensina e produz certas formas de pensar, agir, estar e se relacionar com o mundo. Desde sua primeira versão, Barbie ensina o "autogoverno", no sentido dado por Foucault (1993), um modo de cuidar de si ditado por seu estilo de vida fashion. As bonecas estimulam as crianças a criarem seus próprios mundos imaginários, ao contrário dos jogos de construção ou de resolução de problemas. Elas são incentivadas a pensar sobre outras pessoas e como elas podem interagir umas com as outras.


Me siga para estar sempre atualizados @renatacandido__.


536 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page