top of page

5 segredos para construir um plano incrivél de Marketing Digital

Atualizado: 21 de mar. de 2023

O que é plano de Marketing Digital?

O plano de Marketing Digital nada mais é que o planejamento das ações de marketing no ambiente digital on-line.

O plano para alcançar os objetivos da marca por meio de campanhas.

1 – Objetivos


Saber onde se quer chegar e em quanto tempo você deseja alcançar aquele objetivo é o passo mais importante para definir uma estratégia. (Tenha clareza)

Estipule em quanto tempo deseja alcançar esse objetivo se torna quase impossível criar uma estratégia. Nós sabemos que criar esse plano demanda muito tempo, porém realizar essa etapa com cuidado evitará problemas no futuro e garantirá bons resultados.

Tente estabelecer objetivos a longo prazo e então divida eles em tarefas menores.

Claro que as prioridades irão variar muito de negócio para negócio, por isso sempre estude bem as características de cada um para ter um bom direcionamento do que deve ser feito.


2 – Planejamento


Os ambientes digitais são muito voláteis e estão em constante mudança, por isso o seu planejamento deve estar sempre alinhado com o mercado.

Estar de olho na concorrência ajuda a ter um parâmetro e se situar melhor dentro do seu nicho de mercado. Analise como eles se posicionam, as tendência e o que as pessoas dizem sobre essas marcas. Conhecendo melhor o seu mercado você poderá oferecer um diferencial e alcançar um número maior de possíveis clientes.


3 – Estratégias


Estratégia não é igual receita de bolo, temos que tentar diversas formas pois não é igual pra todo mundo. Pense no seu projeto como se fosse uma criança, é preciso sempre estar de olho para que ele cresça da maneira correta. Não adianta criar um plano de marketing, entregar nas mãos de alguém e pronto, o planejamento exige constante mudanças, pois como já dissemos o mercado está em constante mudança e o que dá certo hoje não necessariamente irá funcionar daqui 1 semana ou 1 mês.

Ficar atento aos resultados irá te ajudar a detectar algum problema que possa ocorrer antes que ele se torne algo grande demais para ser resolvido. São usados diversas estratégias para que se tenha o resultado.

Algo que pega muitos profissionais de surpresa é quando mesmo com um bom plano de Marketing Digital os resultados não são o esperado, porém preciso ter em mente que o ambiente digital é muito inconstante e alguns fatores, que não podem ser controlados, podem sim gerar dificuldades.

Quando isso ocorre é necessário pensar em novas estratégias para tentar alcançar os objetivos planejados para aquele período. Investir corretamente em campanhas irá acelerar o processo.



4 – Conheça seu cliente


É importante se lembrar que o cliente e os demais envolvidos do projeto também precisam saber o que está acontecendo.

Tente sempre registrar o planejamento e os dados coletados para que caso aconteça algo você tenha onde consultar e os demais envolvidos também consigam enxergar as etapas que estão sendo realizadas.

Com as redes sociais, é muito mais simples criar uma comunicação direta com os usuários da plataforma, permitindo que a marca crie um vínculo maior com as pessoas.

Um grande erro que muitos cometem no momento do planejamento de Marketing Digital é esquecer de separar um tempo para responder dúvidas, feedbacks e prestar suporte, analisar comentários, compartilhamento e etc. De atenção ao seu público, sabendo exatamente o que esta dando certo e o que pode mudar a rota.

É essa interação que fará com que os seus clientes criem uma confiança na marca.


5 – Resultados


Cada mídia funciona de uma maneira maneira diferente, com estruturas diferentes, públicos diferentes, e pode ser usada para alcançar pessoas distintas. O estudo de público é justamente entregar o produto/serviço certo para o cliente.

Não adianta ofertar abacaxi para quem não se interessa por esta fruta. É muito melhor ofertar para pessoas que se interessam pelo abacaxi.

Uma das etapas mais importantes antes de qualquer planejamento é mensurar resultados anteriores e ver como pode melhorá-los.

O Marketing Digital permite que tudo seja mensurado de forma mais simples e prática, existindo diversas ferramentas. Assim, com resultados, fica mais fácil entender o que está funcionando e o que ainda é preciso mudar para alcançar os seus objetivos.



Quer ficar por dentro das atualidades do Marketing Digital e faturar um dinheiro extra?


Me siga nas redes sociais pois sempre tem novidades @renatacandido__ .


15 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page